Foto: Edson Kumasaka |
Cantando com Cida Moreira
Entre os dias 23/09 e 26/09, tive o prazer de participar da Oficina de técnica vocal para atores e cantores junto de aproximadamente 30 artistas, entre músicos e atores (profissionais e amadores), oferecida pelo 17º Porto Alegre em Cena e ministrada pela musicista, atriz e blábláblá Cida Moreira no Foyer do Theatro São Pedro.
Apesar do pouquíssimo tempo para fazermos um trabalho vocal personalizado e aprofundado, ainda assim pudemos conferir o diferencial no trabalho vocal oferecido por Cida Moreira. Nesta oficina, Cida direcionou seus esforços em auxiliar os artistas na busca de suas personalidades vocais.
Através de diversos exercícios, muitos desses já conhecidos do grupo, buscamos encontrar diferentes ressonâncias e possibilidades de projeção, porém sem fadigar a musculatura, visto que os atuais estudos mostram, além da obsolência, os malefícios de tal esforço.
Nos dois primeiros encontros, tivemos contato com diversos tipos de exercícios, trabalhando desde respiração e resistência (e como desenvolvê-la através de um treinamento continuado), à vocalizes individuais e em grupo (indo de escalas aleatórias e cromáticas com fonemas articulados à bocca chiusa, entre outros) focando no acerto rítmico e de afinação.
Nos dois últimos encontros, otimizamos os aquecimentos e partimos para o trabalho vocal prático: solos. Cida, que além de oficineira, também participou do Festival com outros dois trabalhos (Elefantilt e Cabarecht), trabalhou na oficina uma canção do dramaturgo alemão Bertold Brecht intitulada Moritat (parte da trilha sonora de Elefantilt). Com uma estrutura melódica estremamente simples, composta por versos idênticos, Cida propôs tal canção com o intuito de trabalhar a espontaneidade dos cantores e pretensos, assim como a capacidade de improvisação musical, visto que, como ela mesma, ironicamente, explica: "...Moritat é uma história a ser contada! Vocês não podem cantar essa música reta, quadradinha, ou vocês vão matar o público de tédio.(risos) Devem interpretá-la!". Ressaltando, dessa forma, a busca pela personalidade musical de cada um.
Com Cida Moreira, vimos que cantar não é somente afinar, e sim, contar e encantar!
*
Cassiano Fraga, 27 anos, se formou através de diversas oficinas e cursos de teatro e música, destacando o Circuito Broadway realizado em 2008 na cidade de São Paulo e a Oficina de Interpretação e Direção junto do grupo Teatro en el Blanco (Chile), oferecida pelo Porto Alegre em Cena em 2009. No mesmo ano, atuou no repertório infantil da Cia Teatro Novo. Paralelamente, fundou o Grupo do Play, com o espetáculo adulto Fora do ar. Atualmente integra o elenco do espetáculo Viagem ao mundo da eletricidade, parte do programa de eficiência energética da Rio Grande Energia, intitulado - Caravana RGE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário