quarta-feira, 19 de maio de 2010

Goran Bregovic & Weddings and Funerals Oschestra

Nascido em Saravejo, hoje na Iugoslávia, Goran Bregovic é conhecido pelos mais velhos como alguém que pode ser, pelo seu talento e seu currículo, comparado a compositores como Ennio Morricone (compositor dos filmes de Sergio Leone) e Nino Rota (compositor dos filmes de Federico Fellini). Esses também podem lembrar de sua banda de rock, “White Botton”, que fez muito sucesso nos anos 70. Os mais jovens, no entanto, podem se lembrar dele por sua assinatura nas canções do filme Borat, dirigido por Sasha Baron Cohen, além de suas premiadas participações em vários filmes do sérvio Emir Kusturica (O tempo dos ciganos, Arizona Dream, Underground – Mentiras de Guerra, entre outros).

Aqueles que, mais velhos ou mais jovens, não são do tipo que guardam os nomes dos compositores das músicas de seus filmes preferidos, podem encontrar nas palavras do próprio artista um convite para assisti-lo no 17º Porto Alegre em Cena:

“Música é a primeira linguagem humana e uma das mais difíceis de ser controlada socialmente pelos códigos culturais porque preexiste a existência da sociedade e da cultura. Esta é a linguagem em que eu me comunico com o público em (e de) todos os lugares.”

Lugar: a sociedade em que vivemos. Quando Goran Bregovic & Weddings and Funerals Oschestra se comunicam, existindo, assim, no mundo no espaço e também no tempo, eles tocam e cantam músicas de um lugar. Músicas dos Balcãs (Grécia, Turquia, Bósnia, Macedônia, Montenegro, Trácia, Kosovo, Sérvia, Croácia, Romênia, Eslovênia, Albânia e a Bulgária), países, lugares distantes do Brasil se só pensarmos em lugar como uma cor geográfica. O Leste Europeu, no entanto, vai parecer aqui do lado se pensarmos na música de Bregovic como ela tem sido proclamada pelo mundo afora: intensa, vigorosa, apaixonada, exótica, fascinante! Um ritmo que contagia quem ouve e se deixa levar pela sensação. Ritmos ciganos e sons búlgaros tradicionais, trilhas sonoras alucinadas, criativamente compostas com metais e vibratos. A miscigenação na música.

O show que abre o 17º Porto Alegre em Cena é ao vivo, isto é, Goran Bregovic e sua orquestra estarão em Porto Alegre falando de perto para perto de algo que, sob muitos aspectos, nunca esteve longe. Sobre um lugar pequeno, talvez no Mar Adriático, que nos lembra a paz de um lar com cercas brancas e muita alegria. Uma cozinha quente com frigideiras de cobre penduradas, paredes caiadas, e noivas com flores na cabeça. Família, relações próximas. Festa.

O espetáculo se chama “Alkohol” e trará músicas do último CD de Bregovic, lançado em 2008. O disco traz treze faixas, quatro delas já aparecidas em outros álbuns do compositor, mas com novas roupagens. Novos arranjos para canções de antes que anunciam que as novas também, um dia, poderão receber outras cores. Bregovic é filho de pai croata e mãe sérvia. Além disso, é casado com uma bósnia muçulmana. O colorido de suas relações afetivas também está na forma como a lista de canções (uma produção francesa!) foi montada para a apresentação no 17º Porto Alegre em Cena, Além de “Alcohol”, Bregovic e sua orquestra interpretarão canções de outros de seus trabalhos, entre eles, canções compostas para o teatro.

O músico esteve recentemente muito envolvido com produções teatrais que motivam a sua participação em um festival internacional de teatro como o que construímos. Entre outras produções, por exemplo, em 2001, na Alemanha, Bregovic compôs as músicas de “A Divina Comédia: Inferno, o livro da alma”, baseado em Dante Alighieri, dirigido por Tomaz Pandur. Em 2004, na Itália, dirigiu “Karmen de Bregovic com Final Feliz”, baseado na ópera de Bizet.

Fazendo casar músicas de tantos países diferentes num mesmo espetáculo, grupos tão distintos numa mesma orquestra, corais e instrumentos diversos, o lugar de Bregovic recebe os mais velhos e os mais jovens. Os que gostam de cinema e os que gostam de teatro. Também aqueles que gostam de rock e de músicas folclóricas, de ópera e de instrumental, de violinos e de percussões. Acolhe quem gosta de música, quem se comunica, mas, sobretudo, quem ocupa o seu lugar nele.



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Ficha Técnica:
 

Compositor e Diretor: Goran Bregovic

Weddings and Funerals Oschestra:

Banda de metais ciganos: Alen Ademovic (tambor, vocal), Bokan Stankovic (trumpete 1), Dalibor Lukic (trumpete 2), Stojan Dimov (saxophone, clarinet), Milos Mihajlovic (trombone 2) e Aleksandar Rajkovic (trombone 3, glockenspiel).

Vozes Búlgaras: Ludmila Radkova-Trajkova e Daniela Radkova-Aleksandrova.

Sexteto de vozes masculinas: Dejan Pesic (1º tenor), Nenad Cica (2º tenor), Igor Arizanovic (2º tenor), Vladimir Rumenic (barítono), Dusan Ljubinkovic (baixo) e Sinisa Dutina (baixa).

Quarteto de cordas: String quartet: Ivana Matejic (1º violin), Bojana Jovanovic (2º violino), Sasa Mirkovic (alto) e Tatjana Jovanovic (violoncelo).

Engenheiro de som: Dusan Vasi


Duração: 2h30min sem intervalo

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