sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OFICINAS que integram as Atividades formativas do 19º Porto Alegre em Cena

Oficinas, workshops, debates e painéis que complementam a programação do festival
Inscrições de 6 a 24 de agosto pelo e-mail inscricoesemcena@gmail.com
Anexar CARTA DE INTENÇÃO e CURRÍCULO
Seleção e divulgação dia 27 de agosto

Faça a sua programação e se inscreva
gratuitamente nas oficinas!

VISUAL THEATRE WORKSHOP (Londres/Lisboa)
com John Mowat/ Companhia Chapitô - Portugal
Data: 04, 05, 06 e 07 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
As práticas de John Mowat exploram o teatro e a ação com ênfase no físico e visual. Também oferecem uma grande oportunidade de olhar para os mais variados processos de criação, interpretação e adaptação de trabalho dentro do teatro moderno. John utiliza jogos, exercícios e improvisações, estimulando a brincadeira e invenção. Começa com uma completa análise de descoberta e redescoberta do corpo e do espaço que ele ocupa, bem como os sons que o corpo produz. Trabalha as formas iniciais de linguagem e a concentração na construção da consciência física e visual. Estuda as habilidades e o desenho das técnicas modernas de mímica e sua aplicação de teatro de hoje. Estuda caracteres com várias abordagens físicas, as relações interpessoais e as historias que elas revelam. John Mowat nasceu e cresceu em Londres, iniciou sua carreira no teatro em 1980, em 1994 tornou-se co - fundador da OddBodies Theatre Company Viajou por mais de 40 países com seu estilo de comédia altamente visual. Desde 1992, concebeu e dirigiu inúmeras peças com a Companhia Chapitô, dividindo seu tempo entre Portugal, Inglaterra e Brasil.

Foto: Pedro Gomes
ENERGIAS CORPORAIS NO JOGO DO ATOR
com Gina Tocchetto (RS)
Data: 06, 07, 08 e 09 de setembro
Horário: 9h30 às 13h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
O objetivo desta oficina é desenvolver a consciência e o controle das energias corporais no treinamento  do ator.  Através da prática com os níveis de tensão muscular e com as energias corporais identificadas por Arthur Lessac, os participantes vão conhecer  algumas estratégias para encontrar  a energia ou o grau de tensão adequado a cada momento de sua performance. A utilização das energias corporais será o ponto de partida para o jogo de improvisos. Gina Tocchetto é mestre em Estudos Teatrais pela Universidade de Lisboa. Estudou com  Irion Nolasco, Eugênio Barba, Thomas Leabhart, Philippe Gaulier e Will Bond (SITI Company). Em 2006 fez o curso de Treino Vocal e Corporal no Lessac Training & Research Institute – EUA. Esteve vinculada por 5 anos ao Chapitô, em Lisboa, onde deu aulas de teatro, dirigiu e atuou em peças da Companhia. Ministrou aulas no TUCA (SP), INDAC (SP) e TEPA (RS). Atualmente leciona no Departamento de Arte Dramática da UFRGS.

TEATRO DOCUMENTÁRIO: Arquivos, Memória e Autoficção
com Janaina Leite (SP)    
Data: 11, 12, 13 e 14 de setembro
Horário: 9h30 às 13h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
A oficina foi elaborada a partir da pesquisa sobre teatro documentário e o estudo sobre memória e processos de escrita autobiográfica, desenvolvidos por Janaina Leite. Esta pesquisa teve início com a criação do espetáculo Festa de separação: um documentário cênico onde a atriz e diretora se perguntava sobre as implicações de uma teatralidade constituída a partir do “real”. O trabalho desta oficina parte de um conjunto de referências tiradas da literatura, do cinema e do teatro que revelam diferentes relações entre documento e representação. Janaina Leite é atriz, diretora e coo-fundadora do premiado Grupo XIX de Teatro. Responde pela criação dos espetáculos Hysteria, Hygiene, Arrufos e Marcha para Zenturo. Concebeu o espetáculo Festa de Separação: um documentário cênico, iniciando a pesquisa sobre Teatro Documentário. Orientou o Núcleo de PesquisaPossibilidades para uma cena documentale diversas oficinas curtas. Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado na ECA (USP) e foi contemplada pelo PROAC Pesquisa em Artes Cênicas com o tema “A autoescritura performativa”.


OFICINA DE DRAMATURGIA: Poéticas do Século XXI
com Marcos Damaceno (PR)
Data: 12, 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico

Oficina teórica e prática voltada ao estudo e análise de algumas das mais instigantes estratégias na construção de peças teatrais em nossos dias. É também voltada à pesquisa e experimentação de novas dramaturgias a partir dos textos desenvolvidos e discutidos durante a oficina. Marcos Damaceno, dramaturgo e diretor, é integrante e co-fundador, junto com a atriz Rosana Stavis, da Marcos Damaceno Companhia de Teatro, uma das mais representativas companhias do teatro paranaense. Idealizou e coordenou o Núcleo de Dramaturgia SESI/PR, de 2009 a 2011. Encenou importantes autores da dramaturgia contemporânea, como a inglesa Sarah Kane e o norueguês Jon Fosse. Como professor, Damaceno coordena oficinas de dramaturgia em todo o país, normalmente focadas na dramaturgia contemporânea.


Foto: Nilmar Lage
EXPERIMENTOS MUSICAIS PARA UM CORPO DANÇANTE
com Mônica Lira e Tarcísio Resende, do Grupo Experimental (PE)
Data: 16, 17, 18 e 19 de setembro
horário: 9h30 às 13h30
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
Desenvolver trabalhos corporais através de técnicas de dança em consonância entre dança e musica. Proposta para músicos e bailarinos com intuito de experimentar no corpo e nos instrumentos sons que possam guiar um movimento, como também estimular a criatividade propondo exercícios de improvisação. O conteúdo programático propõe aulas práticas de dança contemporânea, elaboradas e aplicadas pela artista e professora Mônica Lira, tendo como base a metodologia desenvolvida em sua trajetória em dança; Aulas práticas de percussão, utilizando ritmos propostos pelo professor Tarcísio Resende, afim de utilização na aula de dança; Mostra de vídeos, exemplificando a criação de trilhas para dança. Mônica atua na dança de Recife desde 1978, idealizou o Festival de Dança do Recife, foi membro do Conselho de Cultura da Cidade do Recife, uma faz fundadoras do Movimento Dança, fundou a Oficina de Dança do Recife, criou o Grupo Experimental, e fundou Espaço Experimental e ministrou aulas em companhias do Brasil e exterior. Resende tem 10 anos de atuação na área de Música erudita e popular, Atualmente professor do Movimento Pró-criança e integra no grupo SaGrama e coordena os grupos de percussão Quebra Baque (Recife), Alfaias da Praia (Porto de Galinhas) e Quebra Baque Áustria. Também é autor do Livro Batuque Book Maracatu.


TREINAMENTO PARA UM JOGO DE CENA
com Beatriz Sayad  (SP)
Data: 17, 18 e 19 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
A oficina trabalhará os princípios fundamentais de jogo e narrativa usados no processo de criação da peça Estamira- beira do mundo. Em exercícios de técnicas narrativas, conduzirão os atores, através de depoimentos pessoais, a elaborarem um jogo cênico através de pequenas histórias que se entrecruzam. Os instrumentos, além das próprias histórias, serão a permeabilidade, a vulnerabilidade, a capacidade de transpor-se e de se deixar atingir. Serão desenvolvidos jogos e danças que despertarão a atenção, a escuta, a vigilância e a composição da cena. Beatriz Sayad é atriz, diretora e dramaturga formada em Letras pela PUC-Rio. Integrante da Companhia Finzi Pasca, atua no espetáculo Donka– uma carta a Tchekhov, que já passou por vários festivais e cidades do mundo inteiro, como Moscou, São Petersburgo, Montreal, Perth, Londres, São Paulo entre outras. Ao lado de Dani Barros, atuou em hospitais como palhaça no projeto Doutores da Alegria, durante mais de 10 anos. Com Dani criou o espetáculo o Avesso das águas, dirigiu com Dani e outros atores palhaços dos Doutores, Inventário– Aquilo que seria esquecido se a gente não contasse, e é diretora de Estamira – beira do mundo.

Foto: Bianca Aun
QUALIDADES DE ENERGIA
com Lydia Del Picchia e Inês Peixoto do Grupo Galpão (MG)
Data: 21 e 22 de setembro
Horário: 10h às 13h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
Desenvolver princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, ou seja, a vivência em grupo, a experimentação, o jogo, o estímulo ao ator como criador, a construção do teatro como coletivo, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração, elementos imprescindíveis para a prática teatral. Despertar potencialidades corporais, vocais e criativas, possibilitando ao participante a tomada de consciência em relação ao espaço que ocupa dentro de seu próprio corpo, dentro da sala de aula e da cena. A proposta das atividades é de orientar o indivíduo criador para o trabalho coletivo, em grupo. A oficina fará uma investigação sobre o método de treinamento de atores desenvolvido pelo pedagogo russo Jurij Alschitz, diretor do mais novo espetáculo do Grupo Galpão, Eclipse. São exercícios que trabalham a energia do espaço e do corpo potencializadas para a criação: atenção, ritmo, presença, pontos de energia do corpo e impulso corporal associado à emissão da voz. O Grupo Galpão é uma companhia de teatro de pesquisa criada há 30 anos e tem sua origem ligada ao teatro popular e de rua. Ao longo de sua trajetória, os vários encontros com grupos e movimentos teatrais foram fundamentais para a formação do seu jeito de ser.

UM ABSURDO DE ATOR
com Gustavo Paso (RJ)
Data: 22 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
Desenvolvimento de atores profissionais ou não através do caminho da compreensão ativa do texto. Ação que move o ator, seus estímulos e objetivos. Desde 2005 sendo ministrada em todo Brasil e sendo conteúdo exclusivo de sua Cia teatral, a oficina nasce do conceito do diretor em sua formação “Não há tecnologia mais avançada do que o ator”, afirma Paso. Como ponto de partida está a análise ativa desenvolvida por Eugenio Kusnet. Paso otimiza o método e cria ponto de avanço no processo de criação do espetáculo.  Serão trabalhados na oficina conceitos teóricos iniciativos e a prática dos mesmos. Diretor, cenógrafo e dramaturgo. Dirige há 11 anos a CiaTeatro Epigenia. Diretor de Em nome do jogo, com Marcos Caruso e Erom Cordeiro, estreará com a sua Cia e o ator convidado Claudio Tovar A moringa quebrada de Kleist, seguidos de Bodocongó, texto inédito do poeta paraibano Astier Basílio. Paso estreia no cinema como diretor e roteirista do texto teatral Alzira Power, que dirigiu com enorme sucesso de público e crítica em 2008/09 em mais de 50 cidades do Brasil, com Marília Pêra no papel principal.


Foto: William Aguiar
TÉCNICA DE BALÉ CLÁSSICO - Workshop
com Manoel Francisco da SP Cia de Dança (SP)
Data: 23 de setembro
Horário: 10h às 11h30
Local: Ballet Vera Bublitz  - Rua Cel. Lucas de Oliveira, 158 – Bairro Auxiliadora
Nas aulas de balé clássico os alunos tem a chance de conhecer um panorama da técnica de balé clássico usada em uma companhia profissional. A ideia é ressaltar a importância da união entre musica e execução dos passos de uma aula de balé, bem como ilustrar com analogias toda a terminologia do balé, pois e muito fácil encontrar bailarinos que executam, mas não conhecem os nomes dos passos e seus significados.


REPERTÓRIO EM MOVIMENTO - Workshop
com Beatriz Hack, da SP Cia de Dança (SP)
Data: 23 de setembro
Horário:
11h30 às 13h
Local: Balle Vera Bublitz  - Rua Cel. Lucas de Oliveira, 158 – Bairro Auxiliadora
A oficina Repertório em Movimento aborda as diversas linguagens utilizadas na composição das coreografias criadas especialmente para a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) por artistas brasileiros e internacionais por meio de frases coreografias do repertório da SPCD e improvisações. Frases coreográficas do repertório que será apresentado durante a temporada da SPCD no festival Porto Alegre em Cena.

WORKSHOP PARA MÚSICOS
Com “Pablo Held Trio” (Alemanha)
Data: 17 de setembro
Horário: 14h às 18h
Local: Instituto Goethe - Av. 24 de Outubro, 112 – Moinhos de Vento
Quando se trata de comentar as qualidades do grupo “Pablo Held Trio”, a crítica não poupa adjetivos: “a estrela entre os jovens pianistas de jazz”, “uma combinação ideal de improvisação e economia musical”, “um dos grupos mais excitantes de jazz da Alemanha”. Com razão. O pianista Pablo Held, o baixista Robert Landfermann e o baterista Jonas Burgwinkel são mais que somente um trio. Eles formam uma unidade musical, onde a densidade de seus arranjos flui em um tempo cheio de surpresas, com espaço para romantismos e racionalidades marcarem terreno na execução das peças escolhidas, pois Pablo Held combina a tranquilidade do veterano com o apetite voraz de um homem nos seus vinte e poucos anos, querendo experimentar jazz em todas as perspectivas possíveis.

Nenhum comentário: