Oficinas, workshops, debates e
painéis que complementam a programação do festival
Inscrições
de 6 a 24 de agosto pelo e-mail inscricoesemcena@gmail.com
Anexar CARTA DE INTENÇÃO e CURRÍCULO
Anexar CARTA DE INTENÇÃO e CURRÍCULO
Seleção e
divulgação dia 27 de agosto
Faça a sua programação e se inscreva
gratuitamente nas oficinas!
VISUAL
THEATRE WORKSHOP (Londres/Lisboa)
com John Mowat/ Companhia Chapitô - Portugal
Data: 04,
05, 06 e 07 de setembro
Horário:
14h às 17h
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
As práticas de John Mowat
exploram o teatro e a ação com ênfase no físico e visual. Também oferecem uma
grande oportunidade de olhar para os mais variados processos de criação,
interpretação e adaptação de trabalho dentro do teatro moderno. John utiliza
jogos, exercícios e improvisações, estimulando a brincadeira e invenção. Começa
com uma completa análise de descoberta e redescoberta do corpo e do espaço que
ele ocupa, bem como os sons que o corpo produz. Trabalha as formas iniciais de
linguagem e a concentração na construção da consciência física e visual. Estuda
as habilidades e o desenho das técnicas modernas de mímica e sua aplicação de
teatro de hoje. Estuda caracteres com várias abordagens físicas, as relações
interpessoais e as historias que elas revelam. John Mowat nasceu e cresceu em
Londres, iniciou sua
carreira no teatro em
1980, em 1994 tornou-se co - fundador da
OddBodies Theatre Company Viajou por mais de 40 países com seu estilo de
comédia altamente visual. Desde 1992, concebeu
e dirigiu
inúmeras peças com a Companhia Chapitô, dividindo seu tempo
entre Portugal, Inglaterra e Brasil.
Foto: Pedro Gomes
com Gina
Tocchetto (RS)
Data: 06, 07,
08 e 09 de setembro
Horário:
9h30 às 13h
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
O objetivo desta oficina é desenvolver a
consciência e o controle das energias corporais no treinamento do
ator. Através da prática com os níveis de tensão muscular e com as
energias corporais identificadas por Arthur Lessac, os participantes vão
conhecer algumas estratégias para encontrar a energia ou o grau de
tensão adequado a cada momento de sua performance. A utilização das energias
corporais será o ponto de partida para o jogo de improvisos. Gina Tocchetto é
mestre em Estudos Teatrais pela Universidade de Lisboa. Estudou
com Irion Nolasco, Eugênio Barba, Thomas
Leabhart, Philippe Gaulier e Will Bond (SITI Company). Em 2006 fez o curso de Treino Vocal e Corporal no Lessac Training & Research
Institute – EUA. Esteve
vinculada por 5 anos ao Chapitô, em Lisboa, onde deu aulas de teatro, dirigiu e
atuou em peças da Companhia. Ministrou aulas no TUCA (SP), INDAC (SP) e TEPA (RS). Atualmente leciona no Departamento de Arte Dramática
da UFRGS.
TEATRO
DOCUMENTÁRIO: Arquivos, Memória e Autoficção
com
Janaina Leite (SP)
Data: 11,
12, 13 e 14 de setembro
Horário:
9h30 às 13h
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
A oficina foi elaborada a partir da pesquisa sobre
teatro documentário e o estudo sobre memória e processos de escrita
autobiográfica, desenvolvidos por Janaina Leite. Esta pesquisa teve início com
a criação do espetáculo Festa de separação: um documentário cênico onde a
atriz e diretora se perguntava sobre as implicações de uma teatralidade
constituída a partir do “real”. O trabalho desta oficina parte de um conjunto
de referências tiradas da literatura, do cinema e do teatro que revelam
diferentes relações entre documento e representação. Janaina Leite é
atriz,
diretora
e coo-fundadora do
premiado
Grupo XIX de
Teatro. Responde pela criação dos espetáculos
Hysteria, Hygiene, Arrufos e Marcha para Zenturo. Concebeu o
espetáculo
Festa
de Separação: um
documentário
cênico,
iniciando
a pesquisa sobre Teatro Documentário. Orientou o
Núcleo
de Pesquisa “Possibilidades para uma cena documental” e
diversas oficinas
curtas. Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado na ECA (USP) e foi
contemplada pelo PROAC Pesquisa em Artes Cênicas com o tema “A autoescritura
performativa”.
OFICINA
DE DRAMATURGIA: Poéticas do Século XXI
com
Marcos Damaceno (PR)
Data: 12,
13, 14 e 15 de setembro
Horário:
14h às 17h
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
Oficina teórica e prática voltada ao estudo e análise de algumas das mais instigantes estratégias na construção de peças teatrais em nossos dias. É também voltada à pesquisa e experimentação de novas dramaturgias a partir dos textos desenvolvidos e discutidos durante a oficina. Marcos Damaceno, dramaturgo e diretor, é integrante e co-fundador, junto com a atriz Rosana Stavis, da Marcos Damaceno Companhia de Teatro, uma das mais representativas companhias do teatro paranaense. Idealizou e coordenou o Núcleo de Dramaturgia SESI/PR, de 2009 a 2011. Encenou importantes autores da dramaturgia contemporânea, como a inglesa Sarah Kane e o norueguês Jon Fosse. Como professor, Damaceno coordena oficinas de dramaturgia em todo o país, normalmente focadas na dramaturgia contemporânea.
Foto: Nilmar Lage
EXPERIMENTOS
MUSICAIS PARA UM CORPO DANÇANTE
com Mônica Lira e Tarcísio
Resende, do Grupo Experimental (PE)
Data: 16, 17, 18 e 19 de setembro
horário: 9h30 às 13h30
Data: 16, 17, 18 e 19 de setembro
horário: 9h30 às 13h30
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
Desenvolver trabalhos corporais
através de técnicas de dança em consonância entre dança e musica. Proposta para
músicos e bailarinos com intuito de experimentar no corpo e nos instrumentos
sons que possam guiar um movimento, como também estimular a criatividade
propondo exercícios de improvisação. O conteúdo programático propõe
aulas práticas de dança
contemporânea, elaboradas e aplicadas pela artista e professora Mônica Lira,
tendo como base a metodologia desenvolvida em sua trajetória em dança; Aulas
práticas de percussão, utilizando ritmos propostos pelo professor Tarcísio
Resende, afim de utilização na aula de dança; Mostra de vídeos, exemplificando a
criação de trilhas para dança. Mônica atua na dança de Recife desde 1978,
idealizou o Festival de Dança do Recife, foi membro do Conselho de Cultura da
Cidade do Recife, uma faz fundadoras do Movimento Dança, fundou a Oficina de
Dança do Recife, criou o Grupo Experimental, e fundou Espaço Experimental e
ministrou aulas em companhias do Brasil e exterior. Resende tem 10 anos de atuação na área de Música
erudita e popular, Atualmente professor do Movimento Pró-criança e integra no
grupo SaGrama e coordena os grupos de percussão Quebra Baque (Recife), Alfaias
da Praia (Porto de Galinhas) e Quebra Baque Áustria. Também é autor do Livro
Batuque Book Maracatu.
TREINAMENTO
PARA UM JOGO DE CENA
com
Beatriz Sayad (SP)
Data: 17,
18 e 19 de setembro
Horário:
14h às 17h
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
A oficina trabalhará os
princípios fundamentais de jogo e narrativa usados no processo de criação da
peça Estamira- beira do mundo. Em exercícios de técnicas narrativas,
conduzirão os atores, através de depoimentos pessoais, a elaborarem um jogo
cênico através de pequenas histórias que se entrecruzam. Os instrumentos, além
das próprias histórias, serão a permeabilidade, a vulnerabilidade, a capacidade
de transpor-se e de se deixar atingir. Serão desenvolvidos jogos e danças que
despertarão a atenção, a escuta, a vigilância e a composição da cena. Beatriz
Sayad é atriz, diretora
e dramaturga formada em Letras pela PUC-Rio. Integrante da Companhia Finzi
Pasca, atua no espetáculo Donka– uma carta a Tchekhov, que já passou por vários
festivais e cidades do mundo inteiro, como Moscou, São Petersburgo, Montreal,
Perth, Londres, São Paulo entre outras. Ao lado de Dani Barros, atuou em
hospitais como palhaça no projeto Doutores da Alegria, durante mais de 10 anos.
Com Dani criou o espetáculo o Avesso das águas, dirigiu com Dani e outros
atores palhaços dos Doutores, Inventário– Aquilo que seria esquecido se a
gente não contasse, e é diretora de Estamira – beira do mundo.
Foto: Bianca Aun
QUALIDADES
DE ENERGIA
com Lydia
Del Picchia e Inês Peixoto do Grupo Galpão (MG)
Data: 21 e
22 de setembro
Horário: 10h
às 13h
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
Desenvolver princípios que norteiam o trabalho do
Grupo Galpão, ou seja, a vivência em grupo, a experimentação, o
jogo, o estímulo ao ator como criador, a construção do teatro como coletivo, de
maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e
concentração, elementos imprescindíveis para a prática teatral. Despertar
potencialidades corporais, vocais e criativas, possibilitando ao participante a
tomada de consciência em relação ao espaço que ocupa dentro de seu próprio
corpo, dentro da sala de aula e da cena. A proposta das atividades é de orientar o
indivíduo criador para o trabalho coletivo, em grupo. A oficina fará uma investigação
sobre o método de treinamento de atores desenvolvido pelo pedagogo russo Jurij
Alschitz, diretor do mais novo espetáculo do Grupo Galpão, Eclipse. São exercícios
que trabalham a energia do espaço e do corpo potencializadas para a criação:
atenção, ritmo, presença, pontos de energia do corpo e impulso corporal
associado à emissão da voz. O Grupo Galpão é uma companhia de teatro de
pesquisa criada há 30 anos e tem sua origem ligada ao teatro popular e de rua.
Ao longo de sua trajetória, os vários encontros com grupos e movimentos
teatrais foram fundamentais para a formação do seu jeito de ser.
UM ABSURDO DE ATOR
com Gustavo Paso (RJ)
Data: 22 de
setembro
Horário:
14h às 17h
Local:
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223/ 4° andar – Centro Histórico
Desenvolvimento de atores
profissionais ou não através do caminho da compreensão ativa do texto. Ação que
move o ator, seus estímulos e objetivos. Desde 2005 sendo ministrada em todo
Brasil e sendo conteúdo exclusivo de sua Cia teatral, a oficina nasce do conceito
do diretor em sua formação “Não há tecnologia mais avançada do que o ator”,
afirma Paso. Como ponto de partida está a análise ativa desenvolvida por
Eugenio Kusnet. Paso otimiza o método e cria ponto de avanço no processo de
criação do espetáculo. Serão trabalhados na oficina conceitos teóricos
iniciativos e a prática dos mesmos. Diretor, cenógrafo e dramaturgo. Dirige há
11 anos a CiaTeatro Epigenia. Diretor de Em nome do jogo, com Marcos Caruso e
Erom Cordeiro, estreará com a sua Cia e o ator convidado Claudio Tovar A
moringa quebrada de Kleist, seguidos de Bodocongó, texto inédito do poeta
paraibano Astier Basílio. Paso estreia no cinema como diretor e roteirista do
texto teatral Alzira Power, que dirigiu com enorme sucesso de público e crítica
em 2008/09 em mais de 50 cidades do Brasil, com Marília Pêra no papel
principal.
Foto: William Aguiar
TÉCNICA
DE BALÉ CLÁSSICO - Workshop
com Manoel Francisco da SP Cia de Dança (SP)
Data: 23 de
setembro
Horário: 10h
às 11h30
Local:
Ballet Vera Bublitz - Rua Cel. Lucas
de Oliveira, 158 – Bairro Auxiliadora
Nas aulas de balé clássico os alunos
tem a chance de conhecer um panorama da técnica de balé clássico usada em uma
companhia profissional. A ideia é ressaltar a importância da união entre musica e
execução dos passos de uma aula de balé, bem como ilustrar com analogias toda a
terminologia do balé, pois e muito fácil encontrar bailarinos que executam, mas
não conhecem os nomes dos passos e seus significados.
REPERTÓRIO EM MOVIMENTO - Workshop
com Beatriz Hack, da SP Cia de Dança
(SP)
Data: 23 de setembro
Horário: 11h30 às 13h
Horário: 11h30 às 13h
Local:
Balle Vera Bublitz - Rua Cel.
Lucas de Oliveira, 158 – Bairro Auxiliadora
A
oficina Repertório em Movimento aborda as diversas linguagens
utilizadas na composição das coreografias criadas especialmente para a São
Paulo Companhia de Dança (SPCD) por artistas brasileiros e internacionais por
meio de frases coreografias do repertório da SPCD e improvisações. Frases
coreográficas do repertório que será apresentado durante a temporada da SPCD no
festival Porto Alegre em Cena.
WORKSHOP
PARA MÚSICOS
Com “Pablo
Held Trio” (Alemanha)
Data: 17 de
setembro
Horário: 14h às 18h
Local:
Instituto Goethe - Av. 24 de Outubro, 112 – Moinhos de Vento
Quando se trata de
comentar as qualidades do grupo “Pablo Held Trio”, a crítica não poupa
adjetivos: “a estrela entre os jovens pianistas de jazz”, “uma combinação ideal
de improvisação e economia musical”, “um dos grupos mais excitantes de jazz da
Alemanha”. Com razão. O pianista Pablo Held, o baixista Robert Landfermann e o
baterista Jonas Burgwinkel são mais que somente um trio. Eles formam uma
unidade musical, onde a densidade de seus arranjos flui em um tempo cheio de
surpresas, com espaço para romantismos e racionalidades marcarem terreno na
execução das peças escolhidas, pois Pablo Held combina a tranquilidade do
veterano com o apetite voraz de um homem nos seus vinte e poucos anos, querendo
experimentar jazz em todas as perspectivas possíveis.
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