terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ivo Bender- 50 anos de teatro

Neste ano, Ivo Bender, o mais importante dramaturgo gaúcho em atividade, completou 50 anos de teatro e 75 anos de vida. Autor de peças que marcaram a história do teatro feito em Porto Alegre, no Brasil e no exterior (Sexta-feira das paixões, Queridíssimo canalha, Quem roubou meu anabela?, Trilogia perversa e tantos outros). O site oficial do autor – www.ivobender.com – além de permitir acesso a diversos de seus textos, revela seu contundente pensamento sobre o teatro nos dias de hoje:

“Que teatro escrever, é a pergunta que novamente retorna. Como denunciar, como atacar um sistema visivelmente nocivo ao homem? Como trabalhar com as questões que se nos apresentam, sem retornar ao surrado teatro de panfleto e sem ter de fazer uma enfadonha dramaturgia de tese? A pergunta é de difícil resposta e qual o modo mais eficaz para denunciar o terror e a miséria neo-liberais no Brasil, só o tempo poderá apontar.” (Ivo Bender por Ivo Bender)

A Secretaria Municipal da Cultura, comemorou o cinquentenário do autor, de 23 a 29 de maio, realizando a Semana Ivo Bender – 50 anos de Teatro – composta por uma exposição, leituras dramáticas e um experimento cênico a partir da obra do dramaturgo, além do lançamento do Prêmio Ivo Bender – Bolsa de incentivo à criação dramatúrgica – criado em parceria com o Goethe Institut. O evento foi frequentado por 727 pessoas. A Semana se tornou pequena para as dimensões do homenageado. Diante disso, a Coordenação de Artes Cênicas e o 18º Porto Alegre em Cena, decidiram dar continuidade às comemorações do cinquentenário de Ivo Bender através de atrações gratuitas: um curta metragem documental, uma exposição e um espetáculo teatral baseado em fragmentos de várias das peças de Ivo. 
Confira nos próximos posts mais detalhes.

Nenhum comentário: