segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Oficinas do 18º Porto Alegre em Cena

Estão abertas, até o dia 15 de agosto, as inscrições para as tradicionais oficinas oferecidas gratuitamente pelo Porto Alegre em Cena. A cada edição do festival, importantes nomes do teatro do Brasil e do mundo vêm à capital gaúcha dividir um pouco seus conhecimentos, técnicas e visões sobre as artes cênicas, em uma demonstração do ecletismo e da riqueza do teatro contemporâneo. São 14 oficinas, que serão ministradas, durante o período do festival (de 6 a 27 de setembro). Os interessados devem acessar http://www.poaemcena.com.br/ e baixar a ficha de inscrição, que neste ano está mais prática e simplificada.
As oficinas do 18º Porto Alegre em Cena são:

A criação cênico-musical a partir da dramaturgia shakespeariana
Com Fernando Yamamoto e Marco França – RN

Esta oficina é voltada para aqueles que desejam se aproximar dos procedimentos de preparação de ator e construção cênica utilizados pelo grupo Clowns de Shakespeare, em especial durante o processo de montagem do espetáculo Sua Incelença, Ricardo III, dirigida pelo mineiro Gabriel Villela. A oficina será dividida em duas etapas: instrumentalização e criação de fragmentos cênicos. Um dos mais importantes grupos teatrais do país, famoso por sua abordagem das obras de William Shakespeare, inclusive em marcantes espetáculos de rua, é uma das mais aguardadas atividades paralelas do festival.
De 20 a 25, das 9h às 13h
Sala Qorpo Santo (Campus Central da UFRGS)
Público alvo: atores, diretores, músicos e estudantes de teatro.
Fernando Yamamoto

Marco França


Lógica do corpo
Com Emilio García Wehbi e Maricel Alvarez - Argentina


Emilio García Wehbi, fundador de um dos grupos mais prestigiados da história do teatro independente argentino, El Periferico de Objetos, e Maricel Alvarez, premiada atriz e bailarina argentina, são colaboradores a mais de dez anos, transitando pelo teatro, ópera, dança, performance, instalação, intervenção urbana e docência. O workshop se propõe a dar relevância ao cruzamento de linguagens que tenham como suporte o “corpo performático”. Tendo como ponto de partida as pinturas de Francis Bacon, a idéia é que se construa uma dramaturgia própria e que, a partir desta, performances dialoguem com diferentes linguagens, como: fotografia, vídeo, música e movimento. O corpo é o eixo que conduzirá tais performances.
De 20 a 22, das 9h às 14h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: atores, diretores, dramaturgos, músicos, iluminadores.

Emilio García Wehbi

Maricel Alvarez


Oficina de dramaturgia: Criação e análise das estratégias dramatúrgicas empregadas na construção de poéticas contemporâneas
Com Roberto Alvim - SP


A oficina é um espaço dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos contemporâneos e à criação de textos originais por parte de cada um dos participantes. Levando em conta a obra de teóricos como Peter Szondi, Jean-Pierre Ryngaert e Hans-Thies Lehmann, será proposta uma discussão a respeito da “Crise do Drama” e das tentativas dramatúrgicas para a criação de novas poéticas. Roberto Alvim escreveu e dirigiu mais de 20 peças teatrais, encenadas em diversos países. Além de várias indicações aos mais importantes prêmios do nosso teatro, recebeu o Prêmio Bravo! em 2009, sendo um importante nome do pensamento teatral brasileiro.
Dias 6, 7, 8 e 10, das 14h às 18h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: dramaturgos e escritores.

Roberto Alvim


Oficina de dança contemporânea
Com Juliana Neves/ Les ballets C de la B – Bélgica

Você tem a percepção da sensação de que você realmente não existe? Que aquilo que existe talvez não seja real? Que você talvez seja muito mais singular e diferente de qualquer outro? Que você não seja parte de todo o resto? Que você será aquele que se tornará imortal? Juliana Neves partilhará suas experiências de dentro e de fora da Cia les ballets C de La B e irá propor um roteiro com específicos temas e atividades, com base em anteriores criações da companhia, assim como exercícios de composição e aula técnica de dança contemporânea.
De 12 a 15, das 9h30 às 13h
Centro Cultural CDEG
Público alvo: bailarinos profissionais, coreógrafos, atores, músicos, performers.

Juliana Neves


Oficina de performance negra

Com Márcio Meirelles – BA

A oficina se destina a atores interessados em descobrir uma forma de atuação ligada às raízes afro-brasileiras e sua incidência na criação cênica do Brasil. A partir dos ritmos e movimentos ligados às tradições religiosas de matriz africana, serão esboçados personagens e situações usando o método de trabalho desenvolvido pelo encenador Márcio Meirelles com o célebre Bando de Teatro Olodum, de Salvador, Bahia. O encontro conta com a participação do percussionista Oná Abyàse e da atriz Pâmela Amaro, que irá conduzir a vivência de dança afro-brasileira.
De 7 a 10, das 14h30 às 18h30
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: atores, bailarinos, estudantes e professores interessados em rituais afro-brasileiros.

Márcio Meirelles


Workshop sobre o espetáculo Médée
Com Odile Sankara – França/Burkina Faso

Max Rouquette acrescenta com sua linguagem um tom novo, poético e lírico, ao mito de Medeia, que será descoberto ao longo desse workshop. A direção de Jean-Louis Martinelli faz com que, na atual montagem de Medeia, as culturas da África moderna e da Grécia antiga se encontrem com a cultura do sul da França (occitan) de Max Rouquette. Serão, portanto, explorados os elementos da cultura africana, que fazem parte da dramaturgia da peça, a linguagem do espetáculo, a nova ressonância do mito e alusões à democracia africana na encenação de Jean-Louis Martinelli.
Odile Sankara, bacharel na Arts of the Universtity de Ouagadougou, é a atriz protagonista em Médée e trabalha regularmente com Jean-Louis Martinelli, diretor do Théâtre Nanterre-Amandiers, desde 2004.
Dia 25, das 11h às 15h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: atores, estudantes e professores de teatro, interessados em tragédia grega.
Odile Sankara


Workshop sobre a dança tradicional de Burkina Faso
Com Blandine Yaméogo – França/Burkina Faso

Blandine Yaméogo oferece um curso da tradicional dança de Burkina Faso, ilustrando o encontro com cantos típicos de sua região. A atriz e bailarina esteve presente em inúmeras turnês internacionais, incluindo a de Mathilde Monnier. Blandine também ministra workshops e cursos práticos em diferentes países. É professora na Universidade de Ouagadougou e no Centre for Performing Arts Training em Ouagadougou. Atualmente criou e mantém a companhia DAFRA-KAN.
Dia 25, das 11h às 15h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: bailarinos, coreógrafos, cantores, atores e estudantes de teatro.

Blandine Yaméogo


O lugar do texto no teatro contemporâneo
Com Moacir Chaves – RJ

O diretor dos espetáculos A lua vem da Ásia e Labirinto, um dos mais conceituados do país, Moacir Chaves abordará em sua oficina o conceito de ação para o ator, independente do enredo ou da ação dramática e a percepção da musicalidade intrínseca às falas do texto dramático, independente da noção de personagem. Em pauta, questões relevantes ao teatro contemporâneo: O que é um texto de teatro hoje? O que o caracterizaria? Qual a importância e o significado da fala do ator em cena?
De 7 a 10, das 10 às 14h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: atores, diretores, dramaturgos, estudantes de teatro e literatura.
Moacir Chaves


Atuação brechtiana
Com Humberto Vieira – RS


Apoiando-se nos escritos de Bertolt Brecht sobre o trabalho do ator e o fazer teatral, a oficina do diretor Humberto Vieira, um dos mais importantes nomes do teatro gaúcho, busca fornecer conhecimentos essenciais sobre o modo de atuação desenvolvido pelo célebre dramaturgo alemão e o modo como essas teorias transpassam o trabalho do ator contemporâneo. O ministrante é Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, encenador, dramaturgo, professor e diretor dos espetáculos Elefantilt e Cabarecht, apresentados no 17° Poa em Cena. Abordará temas relevantes a Brecht: representar x apresentar; distanciamento x estranhamento; gestus brechtiano x stanislavskiano; cópia x corporeidade.
De 12 a 16, das 14h às 18h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: atores e estudantes de teatro.
Humberto Vieira


Autonomia do ator - sugestões para uma técnica pessoal
 Com Tatiana Cardoso - RS

Os encontros exercitarão princípios sobre o treinamento físico de atores e bailarinos, potencializadores de um "olhar sobre si mesmo", sugerindo um caminho autônomo e criativo, em constante relação ao outro, em especial aos parceiros de cena e o jogo cênico estabelecido entre seus participantes. Tatiana Cardoso é atriz, diretora e professora da UERGS. Integrante do grupo Internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, Dinamarca. Neste grupo já apresentou espetáculos e ministrou workshops em vários lugares do mundo, tais como Itália, Dinamarca, Colômbia e Brasil.
Dias 19, 20, 21, 23 e 24 de setembro, das 15h às 18h - 20 vagas
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: atores e bailarinos.
Tatiana Cardoso


Teoria e prática no teatro de animação
Com Miguel Vellinho, Liliane Xavier e Marcio Nascimento - RJ


A oficina do grupo PeQuod tem como objetivo proporcionar a vivência prática com as ferramentas básicas da manipulação de bonecos e objetos, através da manipulação direta, explorando seus princípios básicos: foco, nível, eixo e ponto fixo. É baseada em exercícios que, combinados com a transmissão de conhecimentos teóricos sobre esta técnica, colaboram para que o aluno possa compreender em seu próprio corpo os princípios trabalhados. Como parte deste processo, os participantes são levados a construir, durante a oficina, protótipos simplificados que serão usados para a execução do treinamento da manipulação.
De 12 a 16, das 9h às 12h
Centro Cultural Cia. de Arte
Público alvo: manipuladores, bonequeiros, professores, estudantes de teatro e de artes visuais, leigos interessados no universo da animação.



Memória em movimento
Com Marina Tranjan e Natacha Dias - SP


A oficina será ministrada pela diretora e pelos atores do espetáculo O ruído branco da palavra noite, e tem por objetivo compartilhar com estudantes e profissionais das artes cênicas alguns procedimentos adotados pela Companhia Auto-Retrato na realização do trabalho apresentado no festival e que relacionam texto e movimento, a partir de trabalho sobre a memória, explorada em diversos níveis, como a memória sensorial/corporal e a memória coletiva na construção de um trabalho cênico.
De 15 a 17, das 9h às 13h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: atores, diretores, bailarinos, coreógrafos.
Cia. Auto-Retrato


O palco antiilusionista:
formas de exploração da teatralidade explícita
Com Luiz Arthur Nunes e Luiz Fernando Pereira – RJ/SC


A cena rapsódica. Serão trabalhadas formas de encenar textos narrativos (ficção literária) preservando a voz autoral. O foco principal está na alternância narrador/personagem e na exploração de recursos de teatralidade explícita: máscaras, bonecos, sombras etc. Também serão abordadas a cenografia e a indumentária em encenações rapsódicas. Dois gaúchos muito especiais (Luiz Arthur/Luiz Fernando), de relevantes serviços prestados ao teatro nacional, se encarrega da oficina e a reveste com a possibilidade de encontro com nomes que fizeram a história da nossa cena, a mostrar o estágio atual de seu pensamento e trabalho cênico.
De 12 e 13, das 14h às 18h
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo
Público alvo: profissionais e estudantes de artes cênicas.

Luiz Arthur Nunes

Luiz Fernando Pereira

 
Workshop para compositores e arranjadores
Com Daniel Glatzel - Alemanha


O workshop é voltado a compositores e estudantes de música, assim como para arranjadores e interessados na composição de trilhas sonoras para teatro. Durante o encontro, serão apresentados partituras e processos de criação do compositor Daniel Glatzel, diretor da Andromeda Mega Express Orchestra, para a qual compõe um variado repertório de gêneros. Glatzel também se interessa por vários estilos musicais, escrevendo partituras para grupos de música barroca, Big Bands e para bandas de Indie-Rock.
Dia 9, das 9h às 13h
Instituto Goethe
Público alvo: compositores, arranjadores e estudantes de música.
Daniel Glatzel

Nenhum comentário: