terça-feira, 23 de agosto de 2011

Painel com criadores

Uma nova atividade formativa completa a programação do Porto Alegre Em Cena em 2011. “Painel com Criadores” apresenta quatro encontros com importantes pensadores e realizadores teatrais, convidados a discutir o teatro contemporâneo, a partir de suas experiências e concepções. Confira a programação:

Apresentação: Clóvis Massa (Professor de Teoria e História do Teatro - UFRGS. Doutor em Letras na área de Teoria da Literatura (FALE/PUCRS), com estágio doutoral na Université Paris 8 – Saint-Denis) e Camila Bauer (Diretora teatral e professora de teoria e dramaturgia - UFRGS. Doutora em Ciências da Comunicação e Informação - Bruxelas e Universidade de Sevilha).
Sempre às 15h no Departamento de Arte Dramática da UFRGS - Rua Salgado Filho, 340 ENTRADA FRANCA


Dia 09 de setembro (sexta-feira):
O PAPEL DO DRAMATURGO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO:
TRADIÇÕES, RUPTURAS, DESDOBRAMENTOS
O conceito de Pós-Dramático e sua substituição pela ideia de “Dramáticas do Transhumano”.
com Roberto Alvim – Autor, diretor e professor de Artes Cênicas. Escreveu e dirigiu 20 peças, encenadas no Brasil, França, Argentina e Suíça. Atualmente leciona dramaturgia na SP Escola de Teatro, no Núcleo de Dramaturgia SESI - Curitiba e na USP. Dirige a companhia Club Noir, sediada em São Paulo, desde 2006. Foi o vencedor do Prêmio Bravo!, em 2009, por sua encenação da peça O quarto, de Harold Pinter.


Dia 16 de setembro (sexta-feira):
A EXPERIMENTAÇÃO NO TEATRO – uma provocação para se pensar o lugar da experimentação na atividade teatral, marcada por seu caráter efêmero
com Moacir Chaves – Diretor teatral e ator, professor do Departamento de Direção Teatral da Uni-Rio, instituição onde concluiu seu mestrado. Começou sua carreira profissional no Grupo Tapa. Entre seus espetáculos mais conhecidos estão Esperando Godot, Fausto, Utopia, Ovo Frito e Bugliaria, trabalho que lhe rendeu os prêmios Governador do Estado de Melhor Direção e Melhor Espetáculo.



Dia 23 de setembro (sexta-feira):
GRUPO TAPA: 32 ANOS DE EXPERIÊNCIA DE TEATRO DE GRUPO
com Eduardo Tolentino – Diretor e fundador do Grupo Tapa. Dirigiu diversos espetáculos ao longo das mais de três décadas da companhia, entre eles Mandrágora, Vestido de noiva e Executivos. É a primeira vez que a companhia vem ao Porto Alegre Em Cena, com o espetáculo Credores.


Dia 24 de setembro (sábado):
O SHAKESPEARE DO GALPÃO E DOS CLOWNS
com Gabriel Villela – Diretor Teatral. Dirigiu premiados espetáculos como Romeu e Julieta, do Grupo Galpão, o qual foi apresentado inclusive no Globe Theatre, em Londres, A Vida é sonho, A falecida, Mary Stuart, entre outros. Assina ainda a direção de óperas, espetáculos de dança, música e um especial para televisão. Recebeu mais de trinta prêmios, sendo nove Prêmios Shell. Foi diretor artístico do Teatro Glória (RJ) e do TBC (SP).


Painel com Alain Platel
Dia 14/09 às 15h no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo
Entrada franca
A Cia Les Ballets C de la B oferece uma mistura singular de visões artísticas.
De um universo único, onde "o sórdido e o magnífico, o público e o íntimo, ternura e ironia, violência e vulnerabilidade se entrelaçam em uma mistura única do trivial e o sagrado, o grotesco e o sublime" (Adolphe JM).
Em um cenário de perguntas e respostas de 2 horas, Alain Platel, diretor e coreógrafo belga, um dos mais reconhecidos na dança contemporânea, tentará explicar o que gerou o "estilo" do Les Ballets C de la B. Um estilo popular, anárquico, eclético e comprometido sob o lema: "Essa dança faz parte do mundo e o mundo pertence a todos".

Nenhum comentário: