sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ciclo Paralelo Silêncios e Sussurros e o 17º Porto Alegre em Cena

A Fundação Vera Chaves Barcellos, através do edital Conexão Artes Visuais MINC FUNARTE e patrocínio da PETROBRAS, e em parceria com o Santander Cultural, promove o Ciclo Paralelo Silêncios & Sussurros. Consiste numa série de encontros com alguns artistas que integram a exposição de mesmo nome, Silêncios & Sussurros, que inaugurou em maio último a Sala dos Pomares desta Fundação, um prédio de 400 m² construído especialmente para abrigar a programação de exposições e atividades e a reserva técnica que abriga o acervo da instituição em sua sede de Viamão. A Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB – é uma entidade cultural que tem como missão a preservação, pesquisa e difusão da obra da artista Vera Chaves Barcellos, assim como o incentivo à criação artística e à investigação da arte contemporânea. O Ciclo Paralelo Silêncios & Sussurros , assim, está dentro do ideário da instituição, promovendo não apenas um diálogo entre artistas e suas obras, mas principalmente vários diálogos entre vários artistas e várias obras.

A programação será aberta pelo artista Cao Guimarães no dia 17 de julho (sábado), o Encontro ocorre no Santander Cultural (centro de Porto Alegre) às 11h do sábado. Após o encontro, às 14h30, um ônibus do Santander Cultural levará o público para uma visita à Sala dos Pomares, local onde ocorre a exposição Silêncios e Sussurros.

Abaixo, consta a programação de toda a exposição e o 17º Porto Alegre em Cena se sente bastante feliz em notar que, em um momento, as duas agendas se dão as mãos.

Confira a programação completa da exposição:

17 DE JULHO – sábado – Santander Cultural – Encontro com o artista Cao Guimarães
Palestra: 11h às 13h
Intervalo para almoço
14h30 às 16h30: Visita guiada à exposição Silêncios & Sussurros, na Sala dos Pomares - FVCB, em Viamão

7 DE AGOSTO - sábado - Santander - Encontro com Artistas Rodrigo Braga
Palestra: 11h às 13h
Intervalo para almoço
14h30 às 16h30: Visita guiada à exposição Silêncios & Sussurros, na Sala dos Pomares - FVCB, em Viamão

14 de AGOSTO - sábado – Santander - Encontros com Artistas: Gisela Waetge
Palestra: 11h às 13h
Intervalo para almoço
14h30 às 16h30: Visita guiada à exposição Silêncios & Sussurros, na Sala dos Pomares-FVCB, em Viamão

28 DE AGOSTO - sábado – Santander Cultural - Encontro com Artista José Rufino
Palestra: 11h às 13h
Intervalo para almoço
14h30 às 16h30 : Visita guiada à exposição Silêncios & Sussurros, na Sala dos Pomares-FVCB, em Viamão

10 DE SETEMBRO - sexta-feira – Santander Cultural - Palestra com Carmen Pardo -"Nos bosques da música com John Cage"
Palestra: 11h às 13h

11 DE SETEMBRO - sábado – Santander Cultural - Palestra com Carmen Pardo -"Contrapontos de luz e som no teatro de Robert Wilson"
Palestra: 11h às 13h

Nessas duas últimas datas, em que não haverá programação da parte da tarde, a cidade estará também vivendo os ares do Porto Alegre em Cena. E é, pela mão da energia criativa de John Cage e de Robert Wilson, que os dois eventos, importantíssimos na agenda local, se cruzam e se complementam. A palestrante Carmen Pardo Salgado é doutora em filosofia pela Universidade de Barcelona, atuando como pesquisadora do pós-doutorado na unidade do pós-doutorado do IRCAM-CNRS de Paris. Ela assumiu o comando de edição e tradução de John Cage, escritos ao Oído (1999) e é autora de A escuta oblíqua: um convite a John Cage (2001) e a Robert Wilson (2003), em colaboração com Miguel Morey. Tendo seu trabalho centrado em arte contemporânea, a conferencista tem contribuído com inúmeros artigos para revistas, bem como organizado e realizado diversos eventos, destacando-se o SOUND FOREST Tribute to John Cage. Foi uma das curadoras da exposição Encuentros de Pamplona 72: fin de fiesta del arte experimental, Museu Nacional Reina Sofia, Madrid, 2009-2010. Vive em Barcelona e leciona atualmente na Universidade de Gerona.

Todas as atividades da exposição são gratuitas e abertas ao público em geral. O público deverá fazer sua inscrição na FVCB pelo telefone (51) 32281445 ou email info@fvcb.com , de segunda a sexta , das 14 às 18h. Serão fornecidos certificados às pessoas que assistirem a mais de quatro encontros.

Nenhum comentário: