terça-feira, 6 de julho de 2010

Abertura


Petrobras, Braskem e NET apresentam
17º Porto Alegre em Cena


O Porto Alegre em Cena chega a sua 17ª edição com a excelência que faz dele um dos maiores festivais de teatro do mundo.  Alguns dos mais incríveis encenadores e artistas estarão reunidos na cidade em setembro: Bob Wilson, com sua montagem de “Happy Days”, de Samuel Beckett; o lituano Eimuntas Nekrosius apresentando, de Dostoievski, o célebre romance “O Idiota”; Ute Lemper cantando um repertório escolhido a dedo, em que figuram desde os clássicos do cabaret alemão até Nick Cave; Goran Bregovic e sua incrível orquestra num repertório báltico desbravador; “Antígonas”, uma montagem argentina estrelada pela grande Ingrid Pelicori; a cantora portuguesa Maria João e o pianista Mário Laginha, juntos, no lançamento de “Chocolate”; Enrique Diaz com a premiada “In on It”; os gaúchos Paulo José, e a sensível encenação de “Um navio no espaço ou Ana Cristina César”, e Gilberto Gavronski, com “Dona Otília e outras histórias”, de Vera Karam; Adriana Calcanhotto e Marcelo Jeneci, com “Partimpim Dois” e “Feito para acabar”; citando alguns exemplos internacionalmente conhecidos. O festival, que acontece entre 8 e 27 de setembro,  reúne ainda o melhor da produção local em um conjunto de dez espetáculos que concorrem ao já tradicional Prêmio Braskem Em Cena. A cerimônia de entrega dos prêmios deste ano traz a participação de um dos grandes espetáculos gaúchos na temporada 2009: “Cabarecht”, de Humberto Vieira.

Realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, com a parceria das empresas Petrobras, Braskem e NET, que apresentam o festival, mais a Caixa, a Multiplan - BarraShoppingSul e a Cia Zaffari, que completam o time de patrocinadores, o Em Cena ganhou grandes proporções e muita credibilidade ao longo das dezesseis edições anteriores, tornando-se um dos principais eventos do gênero no Brasil. Projeta-se mundo afora graças à qualidade e à diversidade de sua programação. Japão, França, Lituânia, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Itália, Venezuela, Argentina e Uruguai são países que se fazem presente nos palcos gaúchos nesta edição. Amazonas, Ceará, Pernambuco, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná são os estados brasileiros representados com espetáculos este ano.    

Mais uma vez, o Projeto de Descentralização levará espetáculos a todas as regiões periféricas da cidade, como uma iniciativa consolidada na grade do festival, levando arte e cultura para essas comunidades. As atividades formativas também enriquecem e dão organicidade ao festival. São oficinas abertas ao público interessado, gratuitas, com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, enfim, todo o universo de pessoas ligadas às artes cênicas. O Ponto de encontro do festival, nesta edição, prioriza o encontro de artistas potencializando atividades e troca de idéias. O local escolhido para esta agradável atividade foi o recém aberto Café Bertoldo, da Casa de Teatro de Porto Alegre.

Nenhum comentário: