terça-feira, 23 de agosto de 2011

Encontros para o espectador crítico

De 12 a 23 de setembro, segundas, terças, quintas e sextas das 12h30min às 14h
no Departamento de Arte Dramática da UFRGS - Rua General Vitorino 255 - CENTRO
ENTRADA FRANCA

Dando continuidade à proposta de debater sobre os espetáculos do festival, o Porto Alegre Em Cena convida o público para um bate-papo sobre forma e conteúdo entre artistas, espectadores e especialistas convidados.

MEDIAÇÃO: Valmir Santos - Jornalista cultural desde 1992. Edita o site Teatrojornal - leituras de cena e publica reportagens e críticas na revista Bravo!. Escreveu para a Folha de São Paulo por dez anos. Autor de históricos dos núcleos Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Parlapatões (SP) e Grupo XIX de Teatro (SP). Curador do Festival Recife do Teatro Nacional em 2011. Mestre pelo Programa de Artes Cênicas da USP.

Dia 12 de setembro
segunda-feira
Debate sobre o espetáculo Amar, da Argentina, com a participação do diretor do espetáculo, Alejandro Catalán, com o tema "Aproximações do teatro com o cinema: o desenho de luz e gestualidade como recursos narrativos que potencializam a criação dos atores".
Participação de Roger Lerina, jornalista, colunista do jornal Zero Hora e crítico de cinema.



Dia 13 de setembro
terça-feira
Debate sobre o espetáculo Viúvas- performance sobre a ausência, com a participação dos atores Paulo Flores e Tânia Farias, com o tema "A memória de um cidadão funde-se à do lugar onde ele vive: ressignificação do espaço histórico e o redimensionamento artístico do teatro político".
Participação de Mário Maestri, historiador e professor do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UPF/RS.



Dia 15 de setembro
quinta-feira
Debate sobre o espetáculo Dentro da noite, com a participação do diretor Ney Matogrosso e do ator Marcus Alvisi, com o tema "A literatura através do teatro ou o ponto de equilíbrio entre a palavra impressa e o verbo cênico a partir da máxima do francês Antonin Artaud de que “Teatro é a poesia no espaço”".
Participação de Clóvis Massa, professor de Teoria e História do Teatro da UFRGS. Doutor em Letras na área de Teoria da Literatura (FALE/PUCRS), com estágio doutoral na Université Paris 8 – Saint-Denis).


 
Dia 16 de setembro
sexta-feira
Debate sobre o espetáculo Histórias de amor líquido, com a participação do diretor Paulo José e das atrizes Bel Kutner e Ana Kutner, com o tema "A liquefação das relações afetivas e sociais nos tempos que correm: transposição para o teatro da obra Amor Líquido– sobre a fragilidade dos laços humanos, do sociólogo alemão Zygmunt Bauman".
Participação de Donaldo Schüler, professor aposentado em Língua e Literatura Grega da UFRGS e do Curso de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.



Dia 19 de setembro
segunda-feira
Debate sobre o espetáculo A história do homem que ouve Mozart e da moça do lado que escuta o homem, com a participação do diretor Luiz Antônio Rocha e dos atores Roberto Birindelli e Adriana Zattar, com o tema "Uma reflexão sobre a incomunicabilidade em contraste com os ruídos que poluem o cotidiano: fronteiras entre corpo e alma, consciência e existência".
Participação de Catarina Leite Domenici, Doutora e Mestre em Performance pela Eastman School of Music, onde recebeu o Performer's Certificate e o Prêmio Lizie Teege Mason.



Dia 20 de setembro
terça-feira
Debate sobre o espetáculo O fantástico reparador de feridas, com a participação do diretor Domingos Nunez e dos atores Fernando Paz, Mariana Muniz e Walter Breda, com o tema "O teatro irlandês contemporâneo na voz dos personagens de Brian Friel: o drama de seres errantes numa sociedade dilacerada ".
Participação de Mariana Lessa de Oliveira, pesquisadora e tradutora, com trabalhos traduzidos de Friel e do folclore da cultura irlandesa.



Dia 22 de setembro
quinta-feira
Debate sobre o espetáculo Blackbird, com a participação da diretora Margarita Musto e dos atores Levón e Jimena Pérez, com o tema "Memória vivida e memória inventada: as defesas de apagamento de quem foi vítima e a dissimulação de quem agrediu na abordagem do tema incômodo da pedofilia".
Participação de Jane Felipe de Souza, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, com especialidade em pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea.



Dia 23 de setembro
sexta-feira
Debate sobre o espetáculo Agreste malvarosa, com a participação da diretora Ana Teixeira e da atriz Millene Ramalho, com o tema "Fábula sobre a ignorância, o preconceito e o amor incondicional: manifesto poético numa encruzilhada que confronta o imaginário nordestino e o discurso limítrofe das sexualidades vigentes".
Participação de Fernando Seffner, pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, voltado à questão de gênero, masculinidade e identidade, antropologia do corpo e vulnerabilidade social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho uma pena, o espetaculo dois perdidos numa noite suja, nao estar nestes encontros, adoraria poder escutar e poder falar mais sobre este trabalho realizado pela companhia triptal que ja nos havia brindado com 2 outros espetaculos maravilhosos em 2008, fica a sugestao

Carlos Albuquerque