segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ponto de Encontro

Foto: QUEB

Ponto de Encontro: o ponto de vários encontros



O Café Bertoldo surge no universo das artes cênicas da capital gaúcha como uma conseqüência. É o resultado da superação de um tempo em que, tirando Bailei na Curva, não havia espetáculo teatral que completasse mais de dois anos em temporadas de sucesso. Uma época em que o espectador ia ao teatro, mas não ficava surpreso se a sessão fosse cancelada por falta de público mínimo. Um tempo em que os programas eram impressos em xerox e que muitos atores só o eram aos finais de semana, deixando os demais dias para o trabalho. Hoje, teatro é trabalho em Porto Alegre e pode-se ir assistir a um espetáculo local sem medo de voltar, seja ele apresentado no Theatro São Pedro ou no Câmara, no Arena ou no Gasômetro, no Cais do Porto ou no Sesi. As produções daqui, principalmente a partir da metade dos anos 90, aumentaram em número e em números. Os valores agora são mais altos, as fichas técnicas mais qualificadas, os projetos mais pretensiosos. Há peças estudantis das graduações em dança e em artes cênicas e também dos muitos cursos de formação. Há espetáculos de companhias antigas e também de grupos com menos tempo de trabalho organizado. Há quem faz teatro há trinta anos e quem estréia na sua primeira montagem. A cobrança de qualidade é a mesma e é alta: cobra quem vê, cobra quem faz, cobra quem gosta de Porto Alegre.

O condomínio das artes cênicas, nesse contexto, ganhou, em março desse ano, uma sala de reuniões. O Café Bertoldo é aberto ao público, mas é, antes de qualquer coisa, a Casa dos Artistas Cênicos de Porto Alegre. Em qualquer dia da semana, é só subir a Rua Garibaldi, seja pelo Floresta, seja pelo Bom fim, seja pelo Centro, no prédio da antiga Escola Argentina, haverá por lá algum ator, atriz, bailarino, artista circense, produtor, iluminador a discutir teatro, música, televisão ou qualquer outra coisa que interesse ao seu trabalho e ao ser prazer. Na descida de quem vem do Moinhos, projetos vão sendo estruturados, textos sendo sugeridos, idéias brotando, arte nascendo. Não se paga para entrar e também não custa nada olhar o cardápio oferecido: bebidas, pizzas, quiches, escondidinhos, tábuas de frios... Livros espalhados, sofás, poltronas e um mini palco. Fora a programação constante, não custa levar um violão e começar a cantar. Ou aplaudir quem se aventura. Fazer novos amigos, estabelecer contatos, conhecer.

O nome veio também em conseqüência de um motivo teatral. Zé Adão Barbosa, diretor de teatro há mais de três décadas e professor conhecido e sugerido da capital gaúcha de mais de uma geração, havia sido convidado, em novembro último, a cantar no elenco de Cabarecht, espetáculo dirigido por Humberto Vieira com músicas de Kurt Weil e Bertholt Brecht. Esse ano, esse mesmo espetáculo encerrará o 17º Porto Alegre em Cena, mas não encerrará o Ponto de Encontro do Festival, que também não o abriu. Entre 8 e 26 de setembro, é para o Café Bertoldo, administrado por Jeffie Lopes e por Fejão, que vão os atores, os técnicos, os públicos das 69 peças da programação. Desde já, no entanto, o lugar já é destino desse público que só tende a crescer pelos sem número de espetáculos em cartaz na cidade durante o ano inteiro. Desse encontro de espetáculos, de programações, de artistas e de públicos, certamente, se prevê que, o que um dia foi conseqüência, então, virará causa.

A causa de muitos e mais projetos a orgulhar nossa cidade e quem nela mora, quem a visita e quem a descobre como a um pôr-do-sol que nunca acaba.



*

Café Bertoldo:
Rua Garibaldi, 853 - Porto Alegre - RS - 90035-051
Fone: (51) 3029.9292
e-mail: casadeteatropoa@casadeteatropoa.com.br
Horário de Funcionamento: 2ª f - a partir das 14h. 3ªf a dom - a partir das 9h. Aberto todos os dias até o fim da noite.

Um comentário:

Karina Santana disse...

Como aluna da Casa de Teatro e frequentadora do Café Bertoldo, fico muito feliz com essas palavras! Todo esse reconhecimento é merecidíssimo! Que maravilha poder contar com um espaço desses em Porto Alegre!