terça-feira, 8 de junho de 2010

Final de Partida

Escrito em 1957, “Fim de Partida” sucedeu “Esperando Godot” na dramaturgia do irlandês Samuel Beckett (1906-1989), talvez, o escritor que melhor conseguiu estabelecer o universo trágico na possibilidade contemporânea de vida e morte. Quatro personagens estão reunidos dentro de um espaço. O texto abre condições para pensar numa relação familar entre eles, mas não deixa isso claro. Tampouco como foram parar nesse ambiente. Ou porque não saem. Não sabemos o que acontece lá fora, o que é lá fora, assim como podemos duvidar que estamos realmente dentro de algo. Esse universo de dúvida que prende e que nos obriga a nos conformarmos é o que relaciona a história aos trágicos enredos que envolviam destinos traçados e deuses do Olimpo. Porém, lá a prisão é externa e os grandes heróis se rebelam pagando, depois, o preço. Aqui, em Beckett, há o compromisso em não se individualizar, em não protagonizar, em não haver conflito.

O conflito do fim dessa partida é a interrogação do início dela. Quando começou e de quem é a culpa? O que acontece hoje é a conseqüência de uma causa anterior? Então, diante da tristeza que cresce, o público é levado a refletir sobre seu permanecer. Fica-se no emprego, em relações. Mantém-se os sonhos, as memórias, os planos. Fica-se. Permanece-se. Mas o jogo só termina quando outro começa. Beckett não deixa oportunidade para outro começar e esse universo sempre anterior a algo é seu discurso instigante. Nobel de Literatura em 1969, sem dúvida, é um dos dramaturgos mais ricos do último século.

A montagem que participará do 17º Porto Alegre em Cena é uma das produções mais aplaudidas de Héctor Manrique, um dos mais importantes diretores teatrais da Venezuela. É o diretor do Grupo Actoral 80 e do Centro Latinoamericano de Criação Teatral.

"Uno llora, llora, por nada, por no reír -exclama Hamm - y poco a poco, una verdadera tristeza nos invade."

*

Ficha Técnica:
Autor: Samuel Beckett
Diretor: Héctor Manrique

Elenco:Juvel Vielma, Daniel Rodríguez, Juan Vicente Pérez, Melissa Wolf

Assistente de Direção: Jesús Cova
Iluminador: José Jiménez
Duração do espetáculo: 1h45min

Nenhum comentário: