terça-feira, 1 de junho de 2010

Dr. Jekyll e Mr. Hyde

A história escrita pela primeira vez em 1886, pelo escritor britânico Robert Louis Stevenson (1850-1894), ganha nova abordagem pela dupla de brasileiros radicados em na Europa Roberto Cordovani e Eisenhover Moreno. Únicos em cena, eles interpretam doze personagens e trocam de roupa quarenta e quatro vezes numa encenação com trezentas e vinte mudanças de luz, quarenta movimentos de cenário, trinta e seis inserções musicais, quartorze cenas exibidas em vídeo e dezoito perucas usadas ao longo da história. Tudo isso para construir o universo vitoriano de suspense e sombra que hoje é um clássico da cultura anglo-saxônica. 

Londres, 1800. Gabriel Utterson é o advogado que investiga a suspeitosa relação de amizade entre seu velho amigo, o respeitável Dr. Henry Jekyll, e o estranho rapaz desconhecido, o Sr. Edward Hyde, após os empregados mais chegados notarem uma mudança significativa no comportamento do médico, cada vez mais isolado em seu laboratório. Segundo o advogado, a forma benevolente com que o médico trata seu amigo forasteiro merece atenção. Há, na cidade, o contexto do aparecimento de uma pessoa com atitudes bizarras que vêm assombrando os moradores com sua brutalidade. O assassinato do respeitável Sr. Danvers Carew, um ilustre membro do parlamento britânico, transforma a investigação num caso de polícia. O avançar da história, já conhecido por todos, se dá numa luta pessoal do médico contra si mesmo. Hoje, a história uma vez criada por Stevenson, nos faz pensar nos embates internos que podem acontecer entre nós e nossos profiles virtuais, nós e as muitas esferas discursivas de que participamos. Dentro do ser humano, há muitos seres humanos e isso é o que motiva o leitor de hoje, da novela e do espetáculo teatral, a continuar se interessando pela obra.

Roberto Cordovani é um dos mais conceituados artistas na Europa. Entre os prêmios que já recebeu, estão o Prêmio Compostela de Teatro, Festival de Outono de Madrid, Festival de Edimburgo e o de Melhor Ator em Londres. Morando na Galícia, norte da Espanha, dirige o Teatro Arte Livre na cidade de Vigo. O grupo já esteve em Porto Alegre com o musical Lola.


*

Ficha Técnica:

De: Robert Louis Stevenson

Tradução, Adaptação, Direção e Elenco: Eisenhower Moreno e Roberto Cordovani

Figurinos: Roberto Cordovani
Desenho de Luz e Som: Eisenhower Moreno
Efeitos Especiais: Ricardo Spencer
Técnica: Leandro Costa e Bruno Portela
Realização: Encena Produccións Artisticas S.L
Duração: 1h20min
Classificação etária: 12 anos

2 comentários:

Anônimo disse...

alguem sabe informar se a peça será em portugues ou espanhol, visto que os atores são brasileiros?há legendas?

Anônimo disse...

A peça é em português e nao é boa!