Devolução industrial*
Sábado à tarde, 10 de setembro, tive o prazer de assistir um espetáculo lírico. Devolução Industrial conta o surgimento e a evolução das espécies de uma forma muito criativa e encantadora. Desde o “big bang” até a construção da máquina a vapor. E no meio de tudo isso, uma sopa é preparada durante o espetáculo e servida no final. Como? Com as descobertas da evolução!
Com poucas palavras e sem uma história linear, o que o público vê é a utilização de recursos simples de uma forma criativa. Figurinos de muito bom gosto. Os três personagens em perfeita sintonia. Um ser “místico” começa narrando a criação do planeta e durante suas aparições na peça produz alguns “milagres” (engraçadíssimos) como suspender um cálice no ar, fazer cair uma cascata do céu e transformar água em vinho. O “Homem Sapiens” e a “Mulher Sapiens” entram em cena para a grande evolução da espécie, aprendem a plantar, colher, inventam a roda, constroem edifícios, brigam por objetos, trabalham juntos...como uma civilização. Instrumentos de sopro feitos com canos e garrafas plásticas, uma locomotiva construída com cubos de ferro encaixados a um triciclo, um moinho funcional faz um instrumento feito de garrafas pet produzir sons para uma melodia, entre outras coisas criativas do espetáculo. O cenário é bem dinâmico, tudo que esta no palco tem mais de uma função, inclusive o vapor da panela de pressão que faz a sopa durante os 50min de espetáculos, ele serve pra mover um mecanismo feito com um aro de bicicleta e colheres dando movimento à locomotiva cheia de apitos feitos de tubos de PVC.
Teatro, engenharia, circo, música, ilusionismo...tudo dentro de uma panela gigante de poesia. As crianças se deliciam e os adultos mais ainda. Um grande espetáculo!
* Iuri Wander é produtor cultural
Um comentário:
maravilloso,vengo siguiendo,este grupo desde cuba,donde los vi por primera vez,y quede encantada con la creatividad del espectaculo en forma general,desde las invenciones con material reciclable.hasta sus pocos textos graciosos.en esta ultima propuesta quede varias veces de boca abierta,mirando y escuchando sus instrumentos. magicos!!
Postar um comentário