Encontros para o Espectador Crítico
Dando continuidade à proposta de debater sobre os espetáculos do festival, o Porto Alegre Em Cena convida o público para um bate-papo sobre forma e conteúdo entre artistas, espectadores e especialistas convidados.
MEDIAÇÃO: Valmir Santos - Jornalista cultural desde 1992. Edita o site Teatrojornal - leituras de cena e publica reportagens e críticas na revista Bravo!. Escreveu para a Folha de São Paulo por dez anos. Autor de históricos dos núcleos Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Parlapatões (SP) e Grupo XIX de Teatro (SP). Curador do Festival Recife do Teatro Nacional em 2011. Mestre pelo Programa de Artes Cênicas da USP.
De 12 a 23 de setembro, segundas, terças, quintas e sextas das 12h30min às 14h no Departamento de Arte Dramática da UFRGS - Rua General Vitorino 255 - CENTRO
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA SEMANA
*Dia 12 de setembro, segunda-feira: Espetáculo AMAR, Argentina
Com Alejandro Catalán (Diretor) e Roger Lerina (Jornalista, colunista da Zero Hora e crítico de cinema).
Tema: Aproximações do teatro com o cinema: o desenho de luz e gestualidade como recursos narrativos que potencializam a criação dos atores.
*Dia 13 de setembro, terça-feira: Espetáculo VIÚVAS, RS
Com Paulo Flores e Tânia Farias (Atores) e Mário Maestri (Historiador e professor do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UPF, RS).
Tema: A memória de um cidadão funde-se à do lugar onde ele vive: ressignificação do espaço histórico e o redimensionamento artístico do teatro político.
*Dia 15 de setembro, quinta-feira: Espetáculo DENTRO DA NOITE, RJ
Com Ney Matogrosso (Diretor), Marcus Alvisi (Ator) e Clovis Massa (Professor de Teoria e História do Teatro da UFRGS).
Tema: A literatura através do teatro ou o ponto de equilíbrio entre a palavra impressa e o verbo cênico a partir da máxima do francês Antonin Artaud de que “Teatro é a poesia no espaço”.
*Dia 16 de setembro, sexta-feira: Espetáculo HISTÓRIAS DE AMOR LÍQUIDO, RJ
Com Paulo José (Diretor), Ana Kutner e Bel Kutner (Atrizes) e Donaldo Schüler (Professor aposentado em Língua e Literatura Grega da UFRGS e do Curso de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS).
Tema: A liquefação das relações afetivas e sociais nos tempos que correm: transposição para o teatro da obra “Amor Líquido – Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos”, do sociólogo alemão Zygmunt Bauman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário