terça-feira, 13 de setembro de 2011

O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas por Stella Bento

O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas*
O 18º Porto Alegre em Cena nos trouxe o belo espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas. Com texto da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, inspirado num folhetim de Carneiro Vilela, a peça enfoca a luta de Clotilde e Leandro para viver plenamente o seu amor, ultrapassando a discordância do pai da moça e a ambição do primo, que deseja casar-se com ela, a fim de herdar a fortuna do tio.
No teatro, o melodrama perdeu seu espaço, porém encontrou lugar de honra na televisão. As telenovelas são, na atualidade, o grande veículo divulgador dessa forma de contar uma história, com mocinhas, vilões, heróis, filhos desaparecidos e encontrados, paternidades misteriosas, maternidades desconhecidas, fortunas ganhas e perdidas em instantes, reviravoltas, revelações surpreendentes, casamentos por interesse financeiro, entre outras situações. Com um enredo típico de melodrama, O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas envolve os espectadores não só pela trama, mas também pela maneira como é contada. A peça mantém a estrutura e situações do melodrama, mas veste sua história com roupas de paródia e acessórios da cultura pop.
O excelente desempenho dos atores e a direção inspirada e segura não deixam que a multiplicidade de referências se perca, aparentando um exercício inconcluso ou um amontoado de excentricidades que são engraçadas no exato momento em que acontecem, mas que se distanciam do fio da história, tornando o resultado final cansativo e excessivo.
A cada ação da trama, vamos sendo capturados e nos envolvendo com os personagens; a inserção de dublagens de músicas populares nacionais (como Temporal de amor), internacionais (Endless love) e versões (A total eclipse of the heart) são eficientes porque estão bem encaixadas no contexto, tornando a história mais engraçada e surpreendente a cada momento. Em O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas, tudo o que aparece em cena está a serviço da história que está sendo contada, tornando a peça um exemplo de como é possível reunir um texto tradicional às mais diversas referências contemporâneas e resultar num espetáculo ágil, inteligente, engraçado e, acima de tudo, prazeroso, pois desfrutar de uma boa história, muito bem contada ainda é um dos grandes prazeres humanos.
Stella Bento é atriz, licenciada em Letras pela UFSM e bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS

Um comentário:

Jorge de Paula disse...

Stella, nós da Trupe Ensaia Aqui e Acolá ficamos muito felizes com as suas observações. A nossa passagem pelo 18º Porto Alegre em Cena foi reveladora. Agradecemos a todos que compartilharam essa experiência conosco. Forte abraço.