domingo, 26 de setembro de 2010

Bob Bahlis #9: Restori pai, Restori filho.


Cena 8: Gerações teatrais


Não é muito simples conseguir vaga numa das oficinas do Porto Alegre Em Cena. É muita gente interessada em fazer um dos vários cursos oferecidos. Sempre rola algum tipo de seleção e algumas pessoas sempre ficam de fora. Marcelo Restori, fundador do grupo Falos & Stercus, foi um dos ministrantes de uma das oficinas. O nome era Oficina Performance de Intervenção Rrbana. Encontrei Marcelo pai e Frederico filho na Casa de Cultura Mario Quintana e conversamos:


Bob: E o Porto Alegre em Cena, o que representa para a cidade?

Marcelo: Porto Alegre e toda equipe do em Cena, mostram que tem uma ótima visão nas escolhas das atrações do festival. Cada vez melhor!

Bob: E aí, Marcelo? Viu Tobari?

Marcelo:
Sim, Tobari (Japão), que é de uma linguagem específica. O público tem que estar pré disposto para entrar no espetáculo. Achei refinado, muito interessante. Gostei muito da estética.


Bob: Contaram que pessoas dormiram durante a peça.

Marcelo: Mas justamente tem a ver com o que falei antes. Ou a pessoa conhece aquela linguagem ou tem uma afinidade astral por essa cultura.


Bob: E tu, Frederico, o que achou do espetáculo Tobari?

Frederico: Eu achei Tobari demais. Ter esse contato com o Butô... Os movimentos corporais lentos eram fascinantes.


Bob: Então, tu não dormiste?

Frederico: O que vi era o pessoal da plateia emocionadas e chorando.


Bob: Frederico, e o espetáculo O idiota? Eram 5h de espetáculo...

Frederico: As 5h passaram rápidas. É Dostoiévski.


Marcelo: Eu achei O idiota muito competente. Mas, não é um estilo que me agrada. Era um bom espetáculo. Mas a expectativa de ser maravilhoso, não foi.



*

*Bob Balis (40 anos) é diretor de teatro e dramaturgo. Dirigiu os espetáculos Stand Up Drama, Dez(quase)amores , Filhote de cruz credo, Tem Quintana na Casa, Homens, entre outros. Em novembro, estreia a comédia adulta Morgue (texto e direção). Em 2011, pretende montar a peça O dia mais quente do ano (texto e direção). É professor de teatro da escola Cômica Cultural. 

Nenhum comentário: