quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Plínio Marcos Rodrigues: Navalha na carne


Foto: Mariano Czarnobai / PMPA

NAVALHA afiada NA CARNE crua!

Por que uma peça com texto pontiagudo, seco, poucos objetos cênicos, luz simples e três atores em cena é tão boa? Acho que afinação é a resposta mais simples para essa pergunta e a simplicidade, talvez, resuma a grande virtude do espetáculo Navalha na carne. Atores afinados entre si, afinados com o cenário, afinadíssimos com a direção e com o público. A crueza do texto, das interpretações e dos figurinos só contribui para o êxito da montagem que é uma grande celebração: à vida, ao teatro e ao grande dramaturgo Plínio Marcos.

Os atores recebem os espectadores na entrada, os aguardam, espreitam, abrem as portas do quarto e de suas almas, para que, voyeurs, possamos, quase sadicamente participar das desgraças que fundamentam a vida dos três personagens. E esperam-nos com graça, cantando, tocando, bebendo catuaba: o teatro já esta acontecendo, no palco e fora dele. Os atores encarnam mais do que interpretam, são corajosos, viscerais veículos de contação de uma história triste, mais do que trágica, cotidianos sem esperança, vidas sem sentido, pessoas pouco humanas.

A Neusa Suely de Paula Cohen é uma puta pobre, com senso de humor ácido, personagem cansada de uma atriz incansável, voz rouca de cigarro, fome de sanduíche enrolado em papel alumínio, libido de mulher mal amada.

Vado, encarnado por Gustavo Machado (que está a cara do autor quando jovem), é forte, viril, testosterona pura, puxa ferro e fumo, é nojento, asqueroso, mas bonito, e, não pior que os outros dois, causa tanta raiva quanto pena.

E Veludo, ai, Veludo... Assumido por Gero Camilo, aparece como uma bichinha, desliza sobre patins como quem tenta escorregar da vida que leva, jura que está estudando línguas, tenta ser simpático e cativa o público logo na chegada, para, em seguida, mostrar a outra face: suja, ladra, sedutora, forte, maquiavélica, manipuladora. São tantas as facetas de personalidade que Gero empresta e/ou toma emprestado à Veludo, que seriam inumeráveis.

Então, acontece: os três se mostram, se apresentam, se encantam, se roubam, se agarram, se lambem, se amam, se batem, se devoram, se estraçalham, se embriagam, se acabam, no final se abraçam, se agradecem: e nós, ali, alheios?

*

Plínio Marcos Rodrigues
Ator, integrante do elenco de O Avarento, apresentado nesta edição do Em Cena. Recebeu como herança de seu pai o nome de Plínio Marcos e como presente do Festival o convite para escrever sobre a montagem de um dos textos mais conhecidos do autor em cuja homenagem recebeu seu nome.

Nenhum comentário: