segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bob Bahlis #4: Oficina de Dramaturgia e Tobari

Cena 3: Oficina Marco Antônio de La Parra + Margarida Leoni Peixoto

O Porto Alegre em Cena não é feito só de espetáculos. Também rolam oficinas durante o Festival. Uma dessas oficinas aconteceu no Santander Cultural com o dramaturgo Marco Antônio de La Parra, que escreve peças, romances, roteiros, artigos e também é psiquiatra ainda atuante.

Certa vez falou: "Atendi pacientes que mataram para o serviço secreto. Não há bons ou maus, todos mataram. O mal é um tema que provavelmente vou desenvolver, de como posso me transformar num assassino. Tenho lido muito Dostoievski. Talvez eu trabalhe sobre Fausto, do Thomas Mann."

Pra fazer a oficina do mestre La Parra, era preciso que cada aluno trouxesse uma “caixa de ferramentas” com papéis, revistas úteis para trabalhar: bonecos, jogos, lanternas para iluminar, velas, guarda-chuvas/sombrinhas, frutas, etc, para o trabalho com as cenas.

A atriz Margarida Leoni Peixoto foi uma das participantes da oficina Dramaturgia da imagem. Na minha opinião, Margarida Leoni Peixoto é uma das melhores atrizes do Brasil. O mais interessante na história da Margarida, é o fato de ter começado a fazer teatro com 37 anos. Antes, Margarida advogava.

Bob: Como foi o curso com Marco Antônio de La Parra?
Margarida: Eu leio e estudo tudo sobre ele. O Marco Antônio de La Parra é um dos maiores dramaturgos da América Latina. Ele consegue ser competente em toda s as áreas que atua. Daí, quando vejo, o Porto Alegre em Cena estava trazendo justamente ele pra Porto Alegre, pra ministrar esta oficina. Pirei. O Porto Alegre em Cena é o maior Festival da América Latina. A cidade, teatral e culturalmente, falando se divide entre antes e depois do "Em Cena".

Bob: Quando tiveste contato com a dramaturgia do Marco Antônio de La Parra?
Margarida: Sou uma grande fã de Marco Antonio de La Parra, que nasceu em Santiago do Chile, mas carrega nas veias o sangue italiano. Durante os encontros, podemos conhecer a pessoa maravilhosa que ele é: criativo,simpático, estimulante, e muito firme e claro nas suas indicações. Ele é professor de dramaturgia em diferentes universidades. É o cara! Escreveu, entre outras peças teatrais, O cru, o cozido e o podre; A secreta obscenidade de cada dia; A vida privada; La puta madre; King Kong Palace e Continente negro, entre outros. Mas foi na montagem do espetáculo King Kong Palace, que tive esse primeiro contato. O espetáculo tinha direção do Dunga e contava com grande elenco. Depois veio A secreta obscenidade de cada dia (que foi o projeto de graduação do Marcelo Adams) e Sofá, uma comédia picante. Fizemos também uma leitura dramática aberta ao público do texto Estamos no ar. A peça se passa durante a apresentação de um episódio do reality show chamado A família Perry e mostra uma família que se desintegra frente às câmeras.

Bob:
Fostes ver o espetáculo do Japão, Tobari? Fiquei sabendo que algumas pessoas dormiram. É verdade?
Margarida: Tem gente que dorme até em assalto, né, meu anjo? As pessoas que dormiram podem estar acostumadas com espetáculos de dança e teatro com ação. Lamento muito por elas. A beleza plástica de Tobari chega a qualquer olhar. O espetáculo mostra o ciclo vital, o nascimento, morte e renascimento. A tradução do nome do grupo é “o ateliê da montanha e do mar”. Deveria ter visto o espetáculo de joelhos. Uma obra prima.

Bob: Qual a tua agenda para este "Em Cena"?
Margarida: Uma maratona de 27 espetáculos. Mas destaco O idiota – Lituânia (dias 14 e 15 e 16, às 18h – Theatro São Pedro), Sonata de otoño – Uruguai (dias 14,15 e 16, às 20h – Teatro Renascença), e Sissy! - França (dias 18, 19 e 20, às 23h – Sala Álvaro Moreyra). Mas muitas surpresas positivas e criativas acontecemnos espetáculos "menos famosos", digamos assim!

Termino aqui, pedindo desculpas pela dislexia.

Beijos, Bob Bahlis

*Bob Balis (40 anos) é diretor de teatro e dramaturgo. Dirigiu os espetáculos "Stand Up Drama", "Dez(quase)Amores" , "Filhote de cruz credo", "Tem Quintana na Casa", "Homens", entre outros. Em novembro, estreia a comédia adulta Morgue (texto e direção). Em 2011, pretende montar a peça "O dia mais quente do ano" (texto e direção). É professor de teatro da escola Cômica Cultural.

Nenhum comentário: