sexta-feira, 10 de setembro de 2010

João Pedro Madureira: As bufa


As bufas: um exercício de atuação 

Quando vemos excelentes atuações no teatro, que deixam outras características e mecanismos da peça em segundo plano, é que conseguimos perceber como um trabalho de ator pode ser transformador. O espetáculo As bufa é dirigido por Tatiana Cardoso e tem interpretações das incríveis Aline Marques e Simone De Dordi, mas parece impossível não notar que foi criado não apenas para as atrizes, mas por elas, como, de fato, consta na ficha técnica. É tudo muito bem arranjado e afinado, mas este trabalho de ator aparece latente. E isso é bom demais.

A dramaturgia é simples e não traz grandes inovações na temática: a escolha foi seguir um modelo clássico de espetáculo de bufões, uma comédia popular com as paródias de figuras sociais e políticas, em uma crítica à burguesia. As bufa são duas figuras beirando o asqueroso, que moram em um teatro abandonado onde as cadeiras estão sempre vazias. Um dia, elas se dão conta que há pessoas desconhecidas ali – nós! – e fazem, então, a peça para seu público, mesmo com medo de serem expulsas do lugar.

Ventania (Simone De Dordi) e Celói (Aline Marques) são personagens nojentas, mas que cativam com simpatia e graça, conseguindo criticar a burguesia de forma leve e fazer com que cada um olhe para o seu umbigo e reflita. A dicotomia está aí: ao mesmo tempo em que é uma peça pesada pelo conteúdo, é divertida pela forma. Cenário, figurinos, maquiagem e a caracterização são elementos bem utilizados, nada está colocado à toa e tudo nos faz acreditar naquelas figuras. Um destaque ficaria para a interessante musicalidade e para o trabalho vocal, já que as bufonas cantam e experimentam vozes diferentes a cada paródia que fazem – Xuxa e o baixinho, Adão e Eva, Deus e o Diabo, mãe e filha mimada.

A iniciativa destas apresentações em escolas para comunidades não tão acostumadas ao teatro ou sem acesso a cultura da mesma forma que outras foi, sem dúvida alguma, um grande acerto da coordenação e da descentralização do 17º Porto Alegre em Cena. Ao assistir As bufa na Escola Municipal Dr.Liberato Salzano Viera da Cunha – bairro Sarandi, me senti em um espaço onde eu era a única pessoa que poderia estar criticando ou julgando. Se os climas mais dramáticos não afetaram tanto porque o público era mais próximo da temática, ainda que muito distante, por outro lado, havia uma certa inocência ali, e aqueles jovens estavam apenas conhecendo e absorvendo. Às meninas, pelo trabalho, e ao grupo do Em Cena, os meus sinceros parabéns.

João Pedro Madureira
Diretor Teatral

*
Direção: Tatiana Cardoso / Elenco: Aline Marques e Simone De Dordi / Figurino e Cenário: O grupo / Iluminação: Anilton Souza / Trilha snora: Roger Wiest / Grupo Teatro Torto / Duração: 1h / Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: