segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Léo Maciel: Hamelin

Foto: Jonathan Heckler/ PMPA

Feliz montagem

Hamelin, espetáculo dirigido por André Paes Leme, traz para a cena um tema que sempre costuma receber grande destaque nos noticiários, que é a pedofilia. O tema, por vezes polêmico, é o fio condutor de uma história que é muito bem contada por um elenco afinado.

Com um despojamento caprichado, o cenário é neutro. Assim como os figurinos, a luz é bem cuidada. A palavra é a grande estrela da montagem do texto do espanhol Juan Mayorga. As rubricas recebem uma atenção especial, são ditas pelos atores e, com isso, instigam o espectador a darem vida à cena com a sua imaginação.

O jogo é muito bom de ser visto. As interpretações vêm com uma carga emotiva forte. Em alguns momentos, são contidas e verdadeiras como no depoimento do acusado de cometer o abuso do menino. Convencem, nos emocionamos juntos.

Hamelin é um espetáculo que vai ficar na memória dos que lhe puderam assistir dentro da programação do 17º Porto Alegre em Cena, como um espetáculo muito bem cuidado e com ótimos atores. André Paez Leme consegue fazer com que se saia do teatro com boas questões a serem refletidas. E isso é um dos grandes méritos desta feliz montagem.

*

Leo Maciel atuou nos espetáculos Partida, direção de Melissa Dornelles; Antígona, direção de Luciano Alabarse; Clownssicos, direção de Daniela Carmona; Branca de Neve e os sete anões, direção de Ronald Radde; Histórias contadas, direção de Lúcia Bendatti; O sonho de uma noite de verão, direção de Adriano Basegio e Daniela Carmona; e Parada 400 convém tirar os sapatos, direção de Jezebel de Carli. É assistente de direção de Lipstick Station, direção de Jezebel de Carli. Em 2010, atua no espetáculo Parasitas, dirigido por João Madureira, e dirige o espetáculo Roda gigante.


Um comentário:

Devaneios disse...

Gostei muito também de Hamelin e como tudo é conduzido, fazendo com que a plateia vá montando o quebra-cabeças que fica suspenso no final do espetáculo. Talvez, a grande questão do espetáculo seja essa.

Alda Silveira - Atriz - Graduanda de Teatro pela UERGS