quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Play-Beckett: enquanto espero, jogo


Em que o começo está no fim e o fim está no começo

Play-Beckett tem como fio condutor Esperando Godot e os poemas Cascando, Que palavra será. O Calmante, que faria? e Sobressaltos, em que os clochards X e Y, como variáveis expressões matemáticas inacabadas, personagens patéticas e oníricas estão aí, como a representação do homem eternamente à espera de algo ou de alguém que satisfaça às suas aspirações, em meio ao absurdo da existência. Vagabundos inseridos no universo beckettiano, no reinado da espera manca, a degradação física, a falta de sentido lógico nas sucessões banais, a imprecisão histórica e espacial submetidos a crises paralelas do corpo e da máquina pensante, andarilhos forçados tropeçando nos percalços da existência, incapazes de comunicar-se como o restante da humanidade.

Play-Beckett parte da interação entre as duas formas de manifestação das artes cênicas – a dança e o teatro – compreendendo-as como formas de criação e produção artística inseparáveis, visto que no seu surgimento eram estudadas e encenadas de forma a se complementarem.Esta interação privilegia as características em comum da dança e do teatro, através do estudo de diferentes técnicas corporais, que não fazem uma separação dentro das artes performáticas, como os trabalhos propostos por Rudolf Von Laban e Vsevolod Meyerhold. As técnicas de preparação corporal de Laban, em que o corpo e suas especificidades, são os elementos fundamentais na exploração expressiva do artista cênico, e de Meyerhold, em que transforma-se o corpo deste intérprete em uma ferramenta a serviço da mente, são inseridas no universo de Samuel Beckett, aplicando os estudos corporais, dentro de uma linguagem ‘absurda’. A figura do homem é colocada frente a situações desconexas, em que o começo está no fim e o fim está no começo.

Esse espetáculo, produzido pelo Grupo Jogo, estará se apresentando no 17º Porto Alegre em Cena no Teatro do Sesc, às 20h do dia 17 de setembro.

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Direção, Concepção e Roteiro: ALEXANDRE DILL E IGOR PRETTO Textos: SAMUEL BECKETT Coreografia: IGOR PRETTO Intérpretes: ALEXANDRE DILL E GUSTAVO SUSIN Trilha Sonora Pesquisada: IGOR PRETTO Cenário: BRUNO SALVATERRA Figurino: ALEXANDRE DILL Iluminação: IGOR PRETTO Maquiagem: ALEXANDRE DILL Operação de Luz: IGOR PRETTO Operação de Som: VICENTE VARGAS Criação Visual: ALEXANDRE DILL, BRUNO SALVATERRA E GUSTAVO SUSIN Apoio Técnico: CAROLINE LAZZAROTTO, THAINÀ GALLO E VALQUÌRIA CARDOSO Produção Executiva: GUSTAVO SUSIN E KARINE LEMOS Produção Geral: GRUPOJOGO de ExperimentAção Cênica

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